Esqueceu a sua senha? Não tem problema, basta nos informar o endereço de e-mail utilizado no momento em que você se cadastrou que nós lhe enviaremos um e-mail com as instruções para você definir uma nova senha.
Já existe uma solicitação em andamento para: .
Só é possível fazer uma solicitação por vez.
O PELC/RJ 2045 é um plano estratégico de logística de cargas, que foi desenvolvido a partir de 2014 e concluído em 2016, com uma visão sistêmica da logística e da integração das modalidades de transporte de carga no Estado do Rio de Janeiro. Com o foco na redução dos custos logísticos, este plano é uma ferramenta para direcionar e apoiar o Estado a se tornar um sistema logístico de classe mundial.
Não basta apenas propor melhorias, é necessário preparar o Estado para gerenciar o novo PELC/RJ 2045. Por isso, estão sendo elaboradas proposições de aprimoramento do plano de governança para garantir a perenidade do plano. Além disso, foi realizada uma análise do marco regulatório e institucional, identificando as principais alterações normativas que ingressaram no ordenamento jurídico desde que o PELC/RJ 2045 foi publicado em 2016 até a presente data. Por fim, também foi realizada uma análise da estrutura organizacional das entidades responsáveis por realizar investimentos em projetos relacionados ao setor de logística e transportes de cargas no Estado do Rio de Janeiro, resultando em proposições de melhorias no marco institucional.
Estão em curso revisões estratégicas dos principais eixos multimodais do Estado, que na atual revisão, serão considerados projetos planejados fora do território fluminense que complementem ou venham a competir com a plataforma logística do RJ.
Uma Âncora Logística relevante para o Estado, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro contará com um estudo específico.
Quase uma década depois, as necessidades e os objetivos do setor logístico fluminense mudaram. Por isso, o objetivo da revisão e atualização do PELC/RJ 2045 é analisar, estudar e propor ajustes e atualizações para a recomposição das estratégias propostas neste plano. Desse modo, essa revisão busca manter o PELC/RJ 2045 como um instrumento vivo de planejamento da logística do Estado do Rio de Janeiro.
Para atingir os novos objetivos, a atualização do PELC/RJ 2045 consiste em uma sequência de desafios. Entre eles está o diagnóstico da execução dos projetos do PELC/RJ 2045. Essa etapa consiste na identificação do status dos projetos propostos na versão anterior do plano. Como resultado, foram elaboradas fichas técnicas para cada projeto, apresentando o conjunto de informações levantadas sobre eles. Essas fichas estão disponíveis em um sistema computacional (Figura 1), o qual foi desenvolvido em ambiente web, permitindo a visualização do mapa da rede logística calibrada.
Além de verificar o status dos projetos propostos pelo PELC/RJ 2045, foi realizado um levantamento dos gargalos, bem como as expectativas atuais dos stakeholders do setor de logística e cargas do Estado. Para isso, foram realizados seminários de apresentação do projeto, reuniões com especialistas, workshops e aplicação de questionários para coletar informações dos stakeholders. As informações coletadas nesta consulta serviram como um balizamento para a consolidação e direcionamento dos projetos.
Outra etapa da revisão do PELC/RJ 2045 é a verificação da atual infraestrutura logística do Estado, a demanda (atual e futura) do transporte de carga, bem como os fluxos (atuais e futuros) para esse tipo de transporte no Rio de Janeiro. Com esse levantamento foi possível verificar como e com que intensidade a infraestrutura está sendo utilizada e quais são as atuais necessidades do Estado. Após esse levantamento, novos projetos e proposições de melhorias serão propostos.